As fraudes e falsificações de documentos ocorrem frequentemente com diversas pessoas. A qualidade dessas alterações documentais acaba dificultando a identificação. Por isso, surgiu a necessidade de haver uma demanda maior de profissionais capazes de comprovar a veracidade dos documentos, a chamada documentoscopia.

A documentoscopia é uma ciência ligada à criminalística que possibilita identificar a autenticidade dos documentos para fins judiciais. Este trabalho envolve técnicas de análise e a utilização de equipamentos especializados.


Com a diversidade de documentos existentes, os procedimentos realizados dividem-se em categorias responsáveis por testar suas características. Entre os processos, estão:

Análise do papel-moeda e moedas metálicas;

Grafotecnia, análise da escrita manual;

Exame de tintas, entre escrita manual e mecânica;

Mecanografia, análise voltada para escrita mecânica;

Examinação da veracidade dos selos;

Verificação do padrão de formatação, alinhamento, padrão de fontes utilizadas no documento, sobreposição de fotos etc.;

Identificação no período das chancelas utilizadas no período.

O trabalho do perito em documentoscopia


O profissional que atua nesta área concentra seu trabalho na verificação e autenticação dos documentos analisados. É preciso levar em consideração vários fatores como por exemplo, o tipo de papel utilizado, tinta, selos, manuscritos e marcas de carimbo. Além das análises que são feitas manualmente, os profissionais contam com o auxílio de equipamentos de qualidade voltados especialmente para a documentoscopia.

Outro detalhe que faz parte desta atuação é confirmar se eles foram de fato produzidos ou emitidos pela pessoa, órgão, empresa ou entidade a quem são atribuídos, assim como descobrir se sofreram alguma alteração depois de prontos ou se foram montados.

A importância da documentoscopia


Atualmente, é extremamente necessário a verificação da veracidade dos documentos, tendo em vista que a quantidade de fraudes oriundas de falsificação cresceu consideravelmente. Por exemplo, os bancos estão cada vez mais digitais, sendo possível a abertura de contas via celular. Nesses casos, garantir a autenticidade é ainda mais primordial. Uma das maneiras de promover a segurança e a fidedignidade é a contratação de empresas especialistas na checagem automatizada de documentos.


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Fonte: idblog

Imagem: Envato Elements