Os fungos são seres que podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicos ou bem grandes. Por muitos anos eles foram identificados como vegetais, mas no século passado, passaram a integrar um novo reino dos seres vivos, o Reino Fungi. Já as bactérias são seres unicelulares, não possuem um núcleo, sendo maiores que os vírus. Podem viver sem ar como as bactérias anaeróbicas ou com ar sendo aeróbicas. Nesse universo de fungos e bactérias há diversas curiosidades que talvez você ainda não saiba, então, confira:

Milhares de espécies


Os fungos contam com cerca de 73 mil espécies, mas para além disso, existem especialistas que creem na quantidade de 1,4 milhões de espécies de fungos.

O maior fungo do mundo


Descoberto no ano de 2000 por pesquisadores, o maior fungo do mundo foi encontrado em uma floresta dos EUA e possui cerca de 2300 anos de existência. Pertencente a espécie Armillaria Ostoyae contendo hifas emaranhadas, micélio, seu tamanho corresponde uma área de 45 estádios de futebol. Devido sua cor amarelada, o megafungo ganhou o apelido de "cogumelo-mel".

O inimigo das plantações


Entre as espécies de fungo existe a Hemileia Vastatrix, considerada o terror da agricultura. Esse fungo provoca uma doença conhecida como ferrugem do café, capaz de acabar com lavouras inteiras de café.


O fungo amigo das plantações


Diferente do fungo capaz de destruir plantações, a espécie Metarhizium Anisopliae traz benefícios à agricultura. Este fungo costuma ser muito utilizado no combate de pragas como, por exemplo, cigarrinhas, besouros e outras espécies de insetos, que atacam a lavoura.

O aliado dos produtores de bebidas alcoólicas


O fungo do gênero Saccharomyces é um parceiro dos produtores de bebidas alcoólicas. Esta espécie é usada no processo de fermentação alcoólica que transforma açúcar em álcool etílico na produção de cerveja e vinho.


O adversário dos objetos domésticos


O fato de deixar objetos de madeira, papéis, roupas de algodão e até filmes em locais úmidos e com pouca iluminação é um risco. Fungos de desenvolvem facilmente nestes ambientes decompondo estes materiais.

O parceiro dos padeiros e confeiteiros


Essa não é uma novidade, mas, não deixa de ser algo curioso. O fungo do gênero saccharomyces é muito usado no processo de fermentação de massas de pães, bolos, biscoitos, tortas entre outros. Este fungo libera gás carbônico durante a fermentação, fazendo a massa crescer.

O inimigo das bactérias


Muitos antibióticos são fabricados a partir da cultura de fungos. Estes antibióticos são usados no combate de várias doenças. A penicilina, por exemplo, foi criada em 1929 por Alexander Fleming, a partir da cultura do fungo do gênero Penicillium Notatum.

Ingrediente do estrogonofe que contém fungo


Não é novidade que os fungos são utilizados na culinária, e no preparo do estrogonofe não é diferente. O champignon, um dos ingredientes da receita, é conhecido cientificamente pelo nome de Agaricus Campestris.

Bactérias no fone de ouvido


O fone de ouvido esconde alguns microrganismos, e o fato de usar eles por uma hora aumentam em até 700 vezes as bactérias dos seus ouvidos.

Mãos úmidas


Pode até parecer algo inofensivo, mas, a simples atitude de não enxugar as mãos e deixarem elas úmidas ou molhadas fazem com que as bactérias se espalhem 1000 vezes mais do que se as mãos estivessem secas.

Tossir


Quando o ser humano tosse sem colocar um lenço ou a mão na frente da boca, as bactérias podem ser disparadas por até 3 metros.

A bactéria mais resistente


A espécie denominada Deinococcus radiodurans, é tão resistente que resiste até à radiação ultravioleta do espaço, ambientes extremamente frios e oxidativos. Esta bactéria já entrou para o Guinness Book como a mais resistente do mundo. Os cientistas a apelidaram de "Conan the Bacterium".

Bactérias comestíveis


Assim como os fungos, as bactérias também estão presentes nos alimentos e bebidas, exemplos clássicos disso são o iogurte, o queijo e o fermento biológico, que além de trazer benefícios ajudam na digestão.


Temos mais bactérias do que células


O corpo humano é composto por cerca de 10 trilhões de células. Cada uma possui uma função específica: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução. Para cada célula que compõe o corpo, existem 10 células de bactérias.

Habitantes do umbigo


O umbigo é apenas uma cicatriz deixada pelo cordão umbilical. Não tem nenhuma função para o organismo, apenas existe. Mas, o fato de não ter serventia não inibe a presença das bactérias, pois, milhares delas podem viver no umbigo. Cientistas encontraram 1.458 novas espécies de bactérias que vivem apenas no local. Além disso, a ecologia de um umbigo é única como uma impressão digital.

Se você atua na área de Farmácia, biomedicina, biologia, ou medicina e é fascinado pela microbiologia, aproveite esse seu interesse e amplie seu conhecimento. Faça sua especialização em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico no Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Diferença, Toda Biologia, e Fatos Desconhecidos

Imagem: 123RF