Diversas pessoas que passam por cirurgia bariátrica não possuem total conhecimento sobre como o procedimento pode interferir na saúde oral. Estudos atuais apontam que a saúde bucal é uma das áreas mais negligenciadas por quem realiza a cirurgia bariátrica. De acordo com pesquisa da Unicamp, a cirurgia pode ter impacto negativo na saúde oral, aumentando a possibilidade destes pacientes desenvolverem cáries, erosão dental, lesão nos tecidos moles e boca seca.


Isso acontece porque pessoas nessa condição apresentam maior dificuldade de beber água, ingerem poucos alimentos, e assim a saliva fica mais pastosa. Além disso, a perda de lubrificação da cavidade oral prejudica a mastigação, a deglutição e o próprio paladar do paciente. A carência deste fluido abre espaço para que as bactérias se proliferem, dando início a diversos problemas de ordem bucal. A falta de nutrientes também é um grande problema, pois na ausência de cálcio o esmalte pode ficar amarelado e os dentes ficam menos resistentes.

Dessa forma, a ingestão de água é muito importante para a manutenção da fluidez da saliva. Isso porque a diminuição do fluxo salivar favorece a irritação da mucosa bucal, que se manifesta como áreas avermelhadas, descamadas e doloridas, seja na gengiva, língua ou mucosa da bochecha. Com a menor produção de saliva, também ocorrem mudanças na capacidade de neutralização dos ácidos produzidos pelas bactérias cariogênicas e maior possibilidade de acúmulo de placa bacteriana e desmineralização da superfície do esmalte.


O acúmulo de placa também está diretamente relacionado com a dieta: no primeiro mês a dieta é menos consistente, o que diminui o atrito do alimento e a remoção mecânica grosseira da placa bacteriana que se acumula na superfície dental. Até que os alimentos sejam reintroduzidos e a consistência da alimentação deixe de ser líquida e/ou pastosa, o paciente vai relatar que os dentes estão ásperos.

Se você trabalha na área da saúde e deseja atuar de forma transdisciplinar em questões ligadas a obesidade e cirurgia bariátrica, então, conheça e se matricule na especialização em Atuação Transdisciplinar em Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Incursos. Se torne um (a) especialista e faça a diferença no mercado de trabalho.


Fonte: Indusbello e Eu Odonto

Imagem: 123RF