Antes dos dias de menstruação começaram diversas mulheres sentem que seus seios estão doloridos e mais sensíveis. A explicação para essa situação está associada com os hormônios e o corpo da mulher. Isso porque as mamas contêm receptores para hormônios femininos e, como a mulher os produz frequentemente pelo ovário, ela fica exposta ao ciclo hormonal composto, basicamente, pelos períodos menstrual, pré-ovulatório, ovulatório e pós-ovulatório.


Depois do período de ovulação a mulher permanece com uma quantidade mais alta do hormônio progesterona, que é muito receptivo nas mamas, provocando um edema, inchaço e sensibilidade. E, ao contrário do que as pessoas pensam, o uso do anticoncepcional não ameniza os sintomas. O medicamento contraceptivo possui o hormônio de maneira sintética, o que não altera em nada o incômodo nos seios.


Outro detalhe, é que essa sensação dolorida nas mamas não tem relação com o risco de ser câncer de mama ou outras enfermidades. De maneira geral é bem comum as mulheres sentirem esse incomodo nos seios e confundirem com algum problema oncológico ou sinal de alguma doença. Para afastar essa ideia, vale fazer exames específicos para essa causa.


A melhor opção de tratamentos diante dessa situação de desconforto é a mudança no estilo de vida, como por exemplo, praticar exercícios físicos, evitar alimentos gordurosos e controlar o estresse. Fazer uso de vitamina E em pequenas doses também podem amenizar a dor. Já em certos casos, mesmo com as alterações na rotina não dá para evitar o surgimento da dor nos seios antes do período menstrual.


Se você é biomédico (a) e para além de fatores relacionados com a menstruação feminina, deseja atuar na área ginecológica, conheça e se matricule na especialização em Citopatologia Ginecológica no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e seja um (a) especialista no assunto.



Fonte: Viva Bem

Imagem: 123RF