O desenvolvimento da tecnologia tem se intensificado e unido com a biologia na intenção de melhorar a qualidade de vida humana. Graças aos avanços ligados a tecnologia, membros proteicos e órgãos artificiais, pesquisadores estão descobrindo uma nova maneira de imitar o tecido que transporta oxigênio.

Uma equipe de bioengenheiros combinaram material biológico com polímeros produzidos em laboratório e conseguiram desenvolver o que poderia ser considerado um eritrócito Terminator.

Denominado de ciborgue microscópico, essa criação pode espremer-se através dos cantos e recantos de um sistema vascular com sua hemoglobina usual, como também ser modificado para fornecer medicamentos que matam tumores, transportar biossensores e até ser cravejado com pequenos ímãs para o máximo em orientação remota.

Se alguém tentar reconfigurar qualquer célula do corpo humano, não poderá realmente ultrapassar o glóbulo vermelho (RBC). Uma das poucas células que não têm núcleo, a célula vermelha tem uma relativa simplicidade que a torna um alvo chamativo para os engenheiros desenvolverem.

Além disso, a dependência de grandes quantidades de produtos limpos e doados recentemente que as pessoas precisam para substituir o sangue perdido por trauma coloca uma alta demanda em encontrar um substituto adequado.

Deste modo, vários RBCs sintéticos já estão em desenvolvimento. Diversos deles contam com a eliminação de materiais-chave, como a hemoglobina, de doadores humanos ou animais, e a reembalagem em partículas benignas que dificilmente desencadearão uma resposta imune.

Algumas das vias que estão sendo exploradas são um pouco mais aventureiras, chegando ao ponto de criar partículas sonoras que podem transportar espécies tóxicas de oxigênio altamente reativo através do sistema vascular para destruir tecidos cancerígenos.

Os pesquisadores deste estudo escreveram em relatório o seguinte: "Inspirados nos estudos pioneiros acima, nos quais foram criadas construções sintéticas que atingiram um ou vários recursos-chave dos RBCs nativos, nos esforçamos para criar uma imitação modular de RBC reconstruída (RRBC) que possuísse os recursos combinados completos dos RBCs nativos".

Isso significa que seus imitadores biônicos tinham que ter um tamanho, forma e flexibilidade adequados para atravessar os vasos mais estreitos do corpo; permanece intacto o tempo suficiente para ser útil; e ainda carregam uma quantidade adequada de oxigênio.

Para além disso, a equipe imaginou que modificaria suas unidades minúsculas, permitindo trocar vários recursos que ajudavam as células a transportar drogas ou a se aproximar de um destino.

Para alcançar seu objetivo, eles começaram revestindo as células sanguíneas doadas em uma camada de sílica, que depois foi pintada com polímeros de cargas diferentes. Com a sílica e as tripas das células removidas, a membrana polimérica restante poderia ser coberta por uma pele feita de glóbulos vermelhos.

Como resultado foi obtido um invólucro bicôncavo vazio que pode ser embalado com qualquer maquinaria bioquímica que seu coração deseja, enquanto ainda passa por uma variedade de jardins, glóbulos vermelhos que transportam oxigênio.

Diversos testes usando equipamentos de laboratório e animais mostrou que as células do sangue biônico estavam à altura das expectativas. Quatro semanas após serem injetadas em camundongos, não havia sinais de efeitos adversos, pressagiando bem a segurança dessas células sintéticas.

Ainda será preciso percorrer um longo tempo até vermos terapias baseadas em células sanguíneas artificiais. Além de precisarmos de muitos testes para verificar se alguma carga que eles transportam pode ser liberada, todo o processo de fabricação precisa ser dimensionado.

Se você atua na área da saúde e gosta de saber de novidades e estar sempre atualizado sobre seu meio de atuação profissional, então, dê continuidade aos seus estudos e comece sua pós-graduação em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico na Incursos. São diversas especializações para você escolher e ampliar seu conhecimento.

Fonte: Engenharia É