Com vários casos de coronavírus pelo mundo com cinco continentes registrados, exceto na Antártica a população fica em estado alarmante e preocupados procuram saber formas de evitar o contagio da doença. No entanto, as ocorrências de coronavírus no país não significa que toda população será infectada ou ainda, que todos que foram contagiados sofrerão casos graves da doença.


Para compreender como está a agressividade do vírus em cada nação, é preciso observar o status de transmissão do Sars-CoV-2, o novo coronavírus que causa a Covid-19, que possui variação de país para país. No caso da China, por exemplo, fala-se em "transmissão sustentada" ou "comunitária" já no Brasil, há casos de "transmissão local".

Confira abaixo as definições sobre o que esses termos usados têm a têm a dizer sobre a manifestação do coronavírus.


Transmissão local:

São casos de pessoas que se infectaram com Covid-19, não estiveram em nenhum país com registro da doença, mas tiveram contato com outro paciente infectado, que trouxe o vírus de fora do país. Há casos assim no Brasil.

Transmissão comunitária ou sustentada:


São casos de transmissão do vírus entre a população – um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, este tipo de transmissão ocorre na China, Coreia do Sul e Itália.


Se você gosta de fatos ligados à área da saúde ou já atua na área e quer ampliar seus estudos em biomedicina comece sua especialização na Monte Pascoal e seja um (a) profissional mais qualificado (a).



Fonte: G1

Imagem: _freakwave_ via Pixabay