Dois projetos de lei municipal já protocolados propõem garantir a inclusão de cargos de biomédicos nos editais de concurso público e nas equipes multidisciplinares de saúde nos municípios de Ipatinga e de Coronel Fabriciano, na região mineira do Vale do Aço. Na semana passada, um debate na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano tratou da necessidade também de iniciativas semelhantes nos outros municípios. O evento foi viabilizado pelo vereador Luciano Lugão.

O presidente do Conselho Regional de biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), Renato Pedreiro Miguel, representantes da Faculdade Única de Ipatinga, vereadores, biomédicos e estudantes participaram do debate, considerado proveitoso. Ao público presente, o presidente do CRBM-3 reforçou sobre a necessidade de criação do cargo de biomédico em concursos públicos e da ampliação da presença deste profissional na saúde pública local.

"Percebemos que faltam informações sobre as habilitações biomédicas e essa foi uma oportunidade importante para esclarecimentos", destacou o presidente. Ele adiantou ainda que os trâmites dos projetos de lei municipal serão acompanhados de perto pelo Conselho Regional e a Associação de Biomédicos da 3ª Região (ABM-3), entidade também presidida por Renato Pedreiro Miguel.

Já em Ipatinga, o dirigente visitou a Faculdade Única e conversou com os universitários sobre as "Competências e Habilidades Exigidas ao Biomédico Pelo Mercado de Trabalho". O presidente foi recepcionado pela coordenadora do curso de biomedicina da instituição, Marina Paro, e a professora Jane Luiza Santos. "Agradecemos a presença do Conselho aqui na região e o trabalho iniciado pelo conselheiro Renato Ângelo, que coordenou as primeiras conversações. Essa proximidade é muito importante, pois nos fortalece", reforçou Jane.

Ainda no município, Renato Pedreiro se reuniu com o diretor da Gerência Regional de Saúde do Vale do Aço, Ernany Duque de Oliveira Júnior, e também ministrou palestra no Colégio Técnico São Francisco Xavier, onde destacou aos estudantes a importância do registro no Conselho para Profissionais de Nível Técnico. Na cidade o presidente ainda concedeu entrevistas na rádio Itatiaia e no MG TV 1ª Edição - Inter TV dos Vales para falar sobre a importância da biomedicina e do biomédico.

Fonte de texto: www.crbm