Está com a menstruação atrasada? A primeira coisa que a mulher (e muitos homens, claro) pensam é que vem um bebê por aí. Mas, calma! O atraso do ciclo menstrual pode ter outros motivos, como desequilíbrio hormonal, síndrome do ovário policístico e até estresse.

Se a mulher teve relação sexual e a menstruação não veio, o primeiro passo é fazer um teste de gravidez. O exame pode ser feito após mais de três dias de atraso, de acordo com o ginecologista e responsável pelo Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês, Carlos Alberto Petta.

— O próprio teste de farmácia já poderá apontar se a mulher está ou não grávida. Caso dê negativo, começamos a pensar nos outros motivos.

Descartada a gravidez, uma falha ou alteração menstrual é o primeiro sinal de algum problema hormonal. As alterações hormonais interferem na produção dos hormônios femininos [estrogênio e progesterona] ou mesmo sua disponibilidade para as células do organismo. As mais comuns são os aumentos de um hormônio chamado prolactina [hormônio do leite humano que afeta os hormônios que estimulam o ovário] e a síndrome dos Ovários Policísticos.

No ovário policístico, há um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos nos ovários. Quem sofre com esse problema ovula com menor frequência e, geralmente, em ciclos irregulares.

Além da síndrome, alterações na tireoide também podem provocar atrasos menstruais.

— Há irregularidades quando a tireoide funciona de mais ou funciona de menos. Quanto é de menos [hipotireoidismo] poderá haver uma alteração nos hormônios que controlam o ovário. Quando funciona de mais [hipertireoidismo], muitas vezes, atrapalha o metabolismo dos hormônios sexuais. Isso não apenas provoca atrasos, como também deixa o organismo com ciclos menstruais muito curtos, com menos de 25 dias, e pode ser um problema.

Para quem pensou que os problemas acabaram por aqui. Fique atento!! Se você é ou está estressada ou com insônia, saiba que também pode ter o ciclo alterado. Pois, segundo especialistas, esses fatores interferem no eixo chamado hipotálamo-hipófise-ovário, que promove um desarranjo na produção hormonal e acarreta uma modificação no ciclo.

Por isso, se você está com menstruação atrasa e não está grávida, procure um médico agora mesmo!

Fonte: R7

Fonte da Imagem: Google