A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta sexta-feira (26), a divulgação irregular do produto feito a partir da planta mutamba e que estaria alegando cura da Aids/HIV.

O produto "Mutamba contra a Aids" não tem registro na Agência e é, portanto, um produto clandestino, de origem e composição desconhecidas. A medida é preventiva, pois, apesar das denúncias, não foram encontrados indícios da comercialização da "cura da Aids".

A resolução, portanto, proíbe a publicidade do produto em todo o território nacional a partir da data de publicação no Diário Oficial da União.

O produto feito à base da planta mutamba não apresenta ensaios clínicos que comprovem suas características medicinais e, dessa forma, não possui registro na Agência.

Os produtos irregulares, isto é, produtos que estejam fora das exigências da Agência, não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade, que são necessárias para saber se um produto funciona e é seguro.

Produtos e medicamentos irregulares ou falsificados podem não fazer efeito, prejudicar tratamentos médicos ou, em casos mais graves, comprometer a saúde de quem o consumir.

Antes de comprar ou divulgar produtos de origem suspeita ou não registrados, entre em contato com a Anvisa por meio do canal (0800-642-9782). A denúncia também pode ser feita pela Ouvidoria da Anvisa.

Fonte: Portal Brasil

Fonte da imagem: Google