Aumentar a quantidade de água ingerida diariamente pode trazer inúmeros benefícios dietéticos, inclusive perda de peso. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Human Nutrition and Dietetics, o aumento de apenas 1% no consumo de água por dia já é suficiente para diminuir o consumo de calorias.

Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, analisaram dados de 18.000 pessoas, coletados entre 2005 e 2012, e que continham informações sobre os hábitos dietéticos. Os resultados mostraram que um aumento de um a três copos no consumo diário de água já ajuda a reduzir entre 68 a 205 calorias por dia. Os níveis de gordura saturada, sal, açúcar e colesterol consumidos também caíram.

"O impacto do consumo de água pura na mudança na dieta foi similar em diferentes etnias, níveis educacionais, renda familiar e peso corporal", escreveram os autores.Os pesquisadores esperam que o estudo ajude a convencer pessoas a trocarem bebidas açucaradas, como refrigerantes, por água.

Beber aproximadamente 500 ml de água antes de cada refeição ajuda a emagrecer. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico Obesity.

No estudo, 84 homens obesos foram monitorados durante 12 semanas. Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro foi orientado a beber o equivalente a cerca de copos de água antes das refeições, enquanto o segundo deveria apenas imaginar o estômago cheio antes de se sentar para comer.

Os resultados mostraram que os participantes do grupo que bebeu água perderam, em média, 1,3 kg a mais do que aqueles que não ingeriram o líquido.

Para Amanda Daley, líder do estudo e pesquisadora na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, a água é eficaz porque ajuda a encher o estômago, com isso, a aumentar a saciedade.

"Beber alguns copos de água, 30 minutos antes de uma refeição dá tempo para você se sentir mais satisfeita. A pessoa não só come menos, como passa a escolher alimentos mais leves", disse Amanda à revista americana Time.

Os pesquisadores ressaltam que, para perder peso de forma saudável é preciso aliar a ingestão de água a uma alimentação balanceada e à pratica de atividade física.

Fonte: VEJA

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