Pathway Genomics lança primeiro teste de biópsia líquida para detectar mutações associadas ao câncer em pacientes de alto risco.
Teste não invasivo, de baixo custo, fornece detecção precoce — e monitoramento contínuo de pacientes previamente diagnosticados — oferecendo nova esperança na luta contra o câncer

SAN DIEGO, 10 de setembro de 2015 - (PRNewswire) A Pathway Genomics, uma empresa mundial de diagnósticos médicos de precisão, anunciou o lançamento de CancerIntercept, sua primeira biópsia líquida, um teste de varredura não invasivo, criado para detecção de câncer em estágio inicial e monitoramento, por tão pouco quanto US$ 299.

O teste detecta mutações que são comumente associadas aos cânceres de pulmão, mama, ovariano, colorretal e melanoma, bem como mutações que ocorrem menos frequentemente em outros tipos de câncer (tais como pancreático, de cabeça e pescoço, tireoide, gástrico e de próstata). O teste é oferecido para duas populações gerais: CancerIntercept Detect é a primeira biópsia líquida criada para detectar o DNA do tumor em pacientes de alto risco, mas de outro modo altamente saudáveis; CancerIntercept Monitor monitora pacientes com câncer ativo ou previamente diagnosticado. Ambos os programas usam análise avançada de DNA para identificar pequenos fragmentos de DNA que são derramados das células cancerosas e lançados na corrente sanguínea. Os testes analisam a presença de 96 ocorrências frequentes de mutações de DNA em nove genes de câncer.

"A detecção precoce é o fator individual mais importante para garantir o sucesso dos tratamentos e taxas de sobrevivência melhoradas", disse Jim Plante, CEO e fundador da Pathway Genomics. "Os pacientes de câncer e aqueles em risco de contrair a doença podem dar passos proativos para salvaguardar sua saúde e lutar contra algumas de suas mais virulentas formas".

Além disso, com o CancerIntercept Monitor, médicos podem suplementar com biópsias de tecidos mais invasivas e rastreamento para monitorar a eficácia do tratamento, progressão da doença e recorrência do câncer. CancerIntercept Monitor pode ser também encomendado com Clinical Trial Matching personalizado para pacientes de câncer em estágio final.

"O aumento dos níveis do DNA tumoral pode indicar a progressão do câncer antes que haja evidências clínicas ou de imagem do crescimento do tumor", disse o Dr. Glenn Braunstein, MD e diretor médico executivo da Pathway Genomics. "Nossos testes de biópsia líquida podem também detectar novas mutações que ocorrem ao longo do tempo e sinalizam que o paciente está se tornando resistente à terapia em curso".

Os testes podem ser iniciados por meio do médico encarregado do tratamento do paciente ou por meio da rede online de referência médica da Pathway. Para pacientes e médicos solicitando a repetição de testes em um esquema programado, um serviço de assinatura de desconto profundo está disponível.

CancerIntercept Detect e CancerIntercept Monitor são oferecidos por meio do sistema integrado da Pathway, que simplifica o inteiro processo de teste, desde o pedido inicial à entrega de seus relatórios. Componentes fundamentais do sistema incluem médicos que avaliarão as requisições online e pedirão os testes, flebotomistas móveis para tirar amostras de sangue na casa ou local de trabalho dos pacientes e a equipe médica oncológica de apoio da Pathway, que discutirá resultados com o médico responsável pelo tratamento dos pacientes mediante um resultado positivo. Todos os resultados positivos serão informados pelo médico encarregado do tratamento do paciente. Os resultados são entregues aproximadamente duas a três semanas depois do teste.

Sobre a Pathway Genomics

Desde sua fundação em 2008, a Pathway Genomics rapidamente se tornou uma líder no setor comercial dos cuidados com a saúde. O sucesso da Pathway Genomics está em seu compromisso de fornecer soluções inovadoras de cuidados com a saúde. O programa da empresa com a IBM Watson é o primeiro do seu gênero. O programa é um aplicativo de smartphone que funde inteligência artificial e educação profunda com informação genética pessoal. O aplicativo dota usuários com informações personalizadas de saúde e bem-estar, com base no histórico de saúde do indivíduo.

Com sede em San Diego, os laboratórios clínicos da empresa, com certificações CLIA e CAP, dotam médicos e seus pacientes em mais de 40 países diferentes com informações de cuidados com a saúde acionáveis e de acurada precisão, para melhorar ou manter a saúde e o bem-estar. Os serviços de testes da Pathway Genomics cobrem uma variedade de condições, incluindo risco de câncer, saúde cardíaca, doenças hereditárias, resposta de nutrição e exercícios, bem como resposta de drogas para medicações específicas, incluindo as usadas na gestão da dor e saúde mental .

Fonte: UOL