A bromatologia é a ciência que estuda os alimentos, e tem como finalidade buscar conhecer detalhadamente, desde suas composições quantitativas e qualitativas, a valores nutricionais e propriedades químicas.

Pode haver a contaminação, adulteração ou incorreta manipulação dos alimentos, com elementos tóxicos, o que prejudicará a saúde do consumidor. É nesse sentido que atua o profissional biomédico que se especializa nesta área, utilizando de técnicas que visam a segurança alimentar.

Os setores de atuação vão desde o controle de qualidade ao armazenamento dos alimentos.

A especialização leva em média 18 meses, com disciplinas como gestão de segurança de alimentos, segurança e qualidade de alimentos de origem animal e vegetal, análises microbiológicas de alimentos, entre outras.

Para quem se interessa no assunto, essa é uma área bastante promissora, visto que o mercado alimentício cresce a cada dia, a cada vez mais se dá importância à alimentação rápida, porém de qualidade.

Certamente todos já ouviram falar no famoso "Doutor Bactéria", famoso pelo quadro do Fantástico, não? Pois então, o Biomédico e consultor, Dr. Roberto Martins Figueiredo é um dos maiores especialistas em higiene de alimentos, especializado em Saúde Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia da Qualidade (Controle de Processos e Autorias) pela Universidade Paulista (USP). É diretor técnico da Microbiotécnica, Centro de Assessoria em Higiene e Saneamento Ambiental.

Fonte: Biomedicina em ação