Organizado pelo Mead Johnson Nutrition®, líder mundial em nutrição pediátrica há mais de 100 anos, foi realizado na Cidade do México o 2º Encontro latino-americano de alergias, em que especialistas em gastroenterologia e em alergia pediátrica apresentaram os avanços clínicos relacionados à alergia em crianças.

Como parte do compromisso do Mead Johnson Pediatric Nutrition Institute® (MJPNI) de promover e apoiar a educação médica contínua, esse encontro foi organizado para compartilhar com os médicos da América Latina os avanços relativos à alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que indicam que a tolerância à proteína do leite de vaca em crianças com APLV pode se desenvolver em um período mais curto com o consumo de uma fórmula extensamente hidrolisada, à base de leite, que contenha o probiótico Lactobacilius rhamnosus GG (LGG).

A alergia à proteína do leite de vaca é uma reação imunológica a uma ou mais proteínas encontradas nos laticínios. Geralmente, essa alergia surge antes do primeiro ano de idade; no entanto, entre 80% e 90% dos pacientes desenvolvem tolerância às proteínas do leite de forma natural ao completar cinco anos de idade.

O Dr. Jorge Higuera, diretor médico regional para a América Latina do Mead Johnson Nutrition®, ficou encarregado de dar as boas-vindas aos 25 profissionais da saúde que compareceram às instalações do Centro de Tecnologia do Instituto de Nutrição Pediátrica de Mead Johnson Nutrition®.

"Para nós, é muito importante contribuir para atender às necessidades especiais de bebês e crianças por meio da pesquisa em nutrição pediátrica. Mas esse círculo não estaria completo se não compartilhássemos esses avanços com a comunidade médica nesses encontros acadêmicos regionais", afirmou o Dr. Higuera.

O encontro contou com quatro palestras. A primeira foi ministrada pelo Dr. Alessio Fasano, fundador do Centro de Pesquisa Celíaca e chefe da divisão pediátrica de gastroenterologia e nutrição, que apresentou estudos sobre como a nutrição no início da vida contribui para a formação da flora intestinal e para a geração da tolerância aos alimentos, com ênfase na aceleração dessa tolerância ao combinar uma fórmula extensamente hidrolisada com LGG.

O Dr. Ric van Tol, diretor de pesquisa para a Europa e a Ásia do Mead Johnson Nutrition® e especialista em alergia e imunidade, ressaltou a dupla função de uma fórmula infantil extensamente hidrolisada com LGG. A fórmula fornece peptídeos imunomoduladores (pedaços de proteína que ajudam a modular o sistema imunológico), e a presença do LGG também tem uma função que favorece o desenvolvimento da tolerância.

A terceira palestra foi ministrada pelo Dr. Jon Vanderhoof, professor de pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Harvard. O Dr. Vanderhoof falou sobre a segurança e a eficácia do lactobacilo GG em fórmulas infantis.

A médica mexicana Rosa Elena Huerta, diretora da Clínica de Alergia Pediátrica de Pachuca, apresentou a palestra "A flora intestinal e a alimentação: seu impacto no desenvolvimento da tolerância aos alimentos", em que proporcionou recomendações gerais que favorecem uma alimentação adequada para prevenir problemas futuros.

A última palestra foi uma discussão de casos clínicos relacionados à APLV, comandada pelo Dr. Juan José Díaz Martín, renomado pediatra da Unidade de Gastroenterologia e Nutrição do Hospital Universitário Central de Astúrias. O Dr. Díaz Martín é membro de pleno direito da ESPGHAN e do conselho da Sociedade Espanhola de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica.

O Dr. Colin Rudolph, vice-presidente de assuntos médicos e diretor médico global do Mead Johnson Nutrition® encerrou o encontro e ressaltou: "A experiência de colaboração dos pesquisadores do MJPNI com mais de 100 instituições de ensino líderes em pesquisa leva a descobertas fundamentais para estabelecer os padrões da nutrição pediátrica. Por isso, é um prazer compartilhar com os profissionais da saúde esses avanços em matéria de alergias".

Ao término dessa atividade, os convidados assinaram o livro de visitas e puderam conhecer as instalações do Centro de Tecnologia do Instituto de Nutrição Pediátrica de Mead Johnson Nutrition®.

Fonte: PRNewswire