O sistema imunológico é formado por células e moléculas especializadas no combate a infecções, agindo contra as inúmeras substâncias estranhas presentes no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos e nos objetos que tocamos. Gripes, resfriados, infecções intestinais eutras doenças estimulam o sistema imunológico a exercer sua função no organismo.

A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois o sistema imunológico necessita de energia para seu funcionamento e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no processo de defesa.

Os principais nutrientes que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C e E, o ácido fólico, o zinco e o selênio. Logo abaixo,segue a relação de cada um deles com os mecanismos de defesa e em quais alimentos são mais encontrados.

Vitamina A - Essa vitamina apresenta um papel muito importante na manutenção e proteção das mucosas do corpo,como a boca, intestino, bexiga, etc. A sua deficiência no nosso organismo pode provocar aumento de infecções. Os alimentos considerados ricos nessa vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão cantaloupe (polpa alaranjada).

Vitamina C – Essa vitamina aumenta a produção das células de defesa que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência à infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates, vegetais folhosos crus, morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes deste nutriente.

Vitamina E - O papel principal da vitamina E é a prevenção do dano celular, visto que tem a capacidade de combater os radicais livres, que destroem as membranas celulares e causam diversos problemas,como o envelhecimento precoce, artrite, câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. Alimentos ricos em vitamina E são o gérmen de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Ácido fólico - Essa vitamina é essencial para a formação das células do sangue, que protegem o organismo contra agentes que causam diversas doenças. Alimentos ricos em ácido fólico são fígado, feijões e vegetais folhosos verde – escuros (brócolis, couve, espinafre).

Zinco - Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Fontes alimentares importantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leites. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.

Selênio - Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carnes bovinas e aves são os alimentos mais ricos em selênio.

A alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais e grãos, proporciona ao nosso organismo nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico. Seguindo uma alimentação equilibrada, é possível adquirir defesas próprias contra as mais variadas doenças, melhorando, desta forma, a qualidade de vida e longevidade.

Referências Bibliográficas

•Nutrição e sistema imunológico. Artigo escrito por Andreia Sena Silva dos Santos, acadêmica da FSP/USP e estagiária da Nutrociência.

•Sistema imunológico e principais alimentos envolvidos. Artigo escrito por Ana Carolina da Silva Pereira; Suelane Medeiros Moura; Patrícia Beltrão Lessa Constant.

Fonte: ConseaSP