Vale lembrar que o câncer de colo do útero é causado pelo HPV. Médicos tiraram dúvidas sobre a saúde da mulher. O que é Câncer de colo do útero? É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.

Tomar anticoncepcional sem pausa para não menstruar faz mal para a saúde? Anticoncepcional em comprimido causa câncer no útero? A partir de que idade pode ser feito o exame de mama? Quem fez redução de mama tem problema para amamentar? O Bem Estar desta segunda-feira (13) tirou dúvidas sobre a saúde da mulher com a ajuda do nosso consultor e ginecologista José Bento e do mastologista Alfredo Barros.

O doutor José Bento falou sobre o câncer no útero e explicou que quem toma pílula anticoncepcional, na verdade, tem menos chance de ter o câncer. "Existem dois tipos de câncer: do endométrio e câncer de colo do útero. O câncer do colo do útero é causado pelo HPV, não tem nada a ver com a pílula. O câncer de endométrio tem a ver com estímulo hormonal."

Muitas mulheres têm dúvidas sobre os anticoncepcionais contínuos. Será que eles fazem mal? Segundo o doutor José Bento, não tem problema, mas ele lembra que é preciso ter um acompanhamento médico. "Você tem que ir ao ginecologista e ele te orientar para ver se a pílula é a correta."

E o exame de mama, quando pode ser feito? O mastologista Alfredo Barros explica que não há um limite, mas que o recomendável é a partir dos 30 anos. Em casos de câncer de mama na família, a mulher pode fazer o exame antes.

Fonte: G1