As famílias de dípteros que tem potencial de aplicação forense na estimativa do IPM no município de Goiânia-GO

Jacqueline B. de Moraes1; Pablo A. C. Francez2

1 Pós-Graduação em Ciências Forenses - Perícia Criminal. Instituição Nacional de Cursos(INCURSOS), 74125-080 Goiânia, GO, Brasil.

2 Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular. Universidade Federal do Pará (UFPA), 66075-900 Belém, PA, Brasil.

Os estudos relacionados à entomofauna cadavérica tem apresentado grande interesse tanto na área acadêmica quanto no meio pericial. Este estudo teve como objetivo principal realizar um levantamento preliminar da fauna necrófaga associada à carne suína no município de Goiânia - GO, avaliando quais as famílias de dípteros visitam a isca e poderiam ter potencial de aplicação forense na estimativa do IPM nesta região do país. Os primeiros procedimentos da pesquisa foram realizados nas dependências externas do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues.

Foram realizados dois experimentos: experimento A, isca deixada a sombra, e o experimento B, isca deixada ao sol. No dia 22/03/2014 foi feito o levantamento faunístico e coleta, posteriormente foi realizada a criação do inseto imaturo empregando meios para manutenção da vida. Concluindo com a avaliação diária, limpeza e levantamento fotográfico dos espécimes identificados após pupação. No dia 28/03/2014 observou-se as primeiras quatro pupas, sendo duas referentes ao experimento A e duas referentes ao experimento B. No dia 05/04/2014 emergiram os três primeiros espécimes adultos, todos do experimento A e todos identificados como pertencentes à família Sarcophagidae.

Nos dias subsequentes emergiram também espécimes da família Calliphoridae. Em relação aos Calliphoridae que emergiram do experimento, observou-se um predomínio de indivíduos das espécies Chrysomya albiceps e Chrysomya megacephala. Já entre os Sarcophagidae houve um predomínio de indivíduos do gênero Peckia. Este estudo preliminar ganha assim importância ao levantar dados que possam ser usados na aplicação da entomologia forense no município de Goiânia.

Fonte: XXV Congresso Brasileiro de Entomologia