Leucócitos Altos no Hemograma. O que pode ser?

O hemograma completo - como já disse em várias postagens aqui no blog, como na postagem Para que serve o hemograma completo? - é um exame que vai quantificar e qualificar as células sanguíneas; é composto por três partes: Eritrograma, leucograma e plaquetograma

Mas hoje vamos explicar o que pode ser leucócitos altos no hemograma completo, porém isso não dispensa a interpretação médica, afinal de contas o médico é o único habilitado para interpretar seus exames.

Os leucócitos são as células de defesa do nosso corpo e quando este está sendo atacado por seres estranhos, esses soldados partem para guerra: Reconhecem, imobilizam, atacam, comem e destroem os inimigos, livrando nosso corpo do perigo. Leia mais em O que é leucócito?

Quando aparece leucócitos altos no hemograma, ou seja, leucócitos acima de 12000, que é o valor de referência, podendo mudar de laboratório para laboratório, mas em pouca diferença, dizemos que a pessoa está com leucocitose. Leia a postagem Valores de Referência do Hemograma Completo.

Leucocitose não é doença; é sinal de que seu corpo está reagindo contra alguma doença que pode uma infecção bacteriana, inflamação, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.

LEUCÓCITOS ALTOS PODE SER LEUCEMIA?

Atenção, muitas pessoas quando pegam um laudo e descobrem que estão com leucocitose pensam logo que estão com leucemia e se desesperam. Primeiro: Para você descobrir se tem ou não determinada doença, precisa passar pelo médico para uma avaliação. Agora, quando a pessoa está com leucemia, o número de leucócitos é muito grande, chegando a passar dos 200 mil leucócitos. Porém, pessoas com algum tipo de infecção pode chegar a este valor também. Por isso não tem como dizer se alguém está com leucemia através de uma leucocitose. Só o diagnóstico médico pode dizer. 

Leucócitos altos na gravidez

 Na gravidez os leucócitos podem estar alterados por causa de infecções que a mulher grávida enfrenta.

Para mais informações de leucócitos altos na gravidez, leia LEUCÓCITOS ALTOS NA GRAVIDEZ É NORMAL?

Leucócitos pela manhã é mais baixo que a tarde? Sim.

Bebês tem contagem de leucócitos mais alto que adultos? Sim.

As informações foram atualizadas em 2015.

Fonte: O mundo da patologia clinica