Dificuldades de memorizar o que se estuda é uma ocorrência comum entre as pessoas. Por isso existem dicas para você memorizar o que estuda e aumentar seus resultados.Existem muitas pessoas com dificuldade de memorizar o que lê, o que estuda. Passa um tempo, já não se lembram mais e na hora do teste acontece o temível "branco".

Essa situação é explicada através da forma com que o indivíduo estudou determinada matéria. Quando o assunto é exatas, os professores indicam a prática dos exercícios, pois através dela os resultados serão cada vez mais fáceis de serem obtidos.
Agora, quando se trata da parte de humanas, que envolve leitura, ou seja, teoria, tudo parece ficar mais complicado!

Mas isso acontece porque você ainda não parou para analisar como lê melhor. Essas são 10 dicas para tornar sua leitura eficaz na hora da provação:

1. Primeiro, avalie que tipo de ambiente favorece sua leitura: claro, aberto, fechado, mais escuro. Se este último for o de sua preferência, lembre-se de não deixar o lugar muito escurecido, pois é prejudicial à saúde dos olhos e incita ao sono.

2. Desligue a TV, o som, o computador. Qualquer tipo de ruído pode atrapalhar e dispersar sua atenção.

3. Que tipo de posição o agrada quando você vai ler? Sentado, em pé andando de um lado para outro, inclinado. Fique como achar que estará confortável, no entanto, nunca leia deitado, pois poderá dormir dentro de poucos minutos.

4. Coloque água por perto, um doce, ou um pedaço de bolo para que você não queira ficar levantando sem parar.

5. O mais importante: Decida estudar!Resolva tirar aquele tempo para seu estudo. Não vá estudar nunca com má vontade, com indisposição ou reclamando, pois não vai te ajudar em nada, ao contrário, você não conseguirá lembrar do que estudou desse jeito. Simplesmente, tome a decisão, mesmo que não queira!

6. Faça uma leitura silenciosa do texto. Aproveite e vá sublinhando as partes mais importantes de cada parágrafo.

7. Leia o texto em voz alta. Ao final de cada parágrafo, faça anotações ou escreva no papel o que achou mais importante.

8. Agora, chegou a vez de você ler o texto e fingir que deve dar uma aula ou apresentar um seminário sobre o mesmo. Dessa forma, forçará a si mesmo a relembrar o que leu. Nesta etapa, consulte, sempre que necessário, o que escreveu e o que sublinhou. Mas não fique lendo, explique com as próprias palavras.

9. Você treinou para dar sua aula ou apresentar seu seminário. Então, neste momento, imagine que está realizando esse feito e de preferência NÃO faça nenhum tipo de consulta. E então, o que você lembra?

10. Se ainda sim estiver esquecendo fatos importantes, releia novamente o texto, explique-o na frente do espelho. Não desista, respire fundo e recomece. Afinal, você está treinando seu cérebro e pode ser que demore um pouco para que o mesmo se acostume com este hábito de memorização.

Coloque em prática essas dez dicas e tenha ótimos resultados, pois pode acreditar que foram testadas e aprovadas por alguém com dificuldades de memorizar o que lê!

Fonte: ALUNOS ONLINE