Uma das possíveis complicações da caxumba é causar a infertilidade masculina. Isso porquê há semelhança entre as glândulas do testículo com a glândula parótida, localizada na região da mandíbula e por uma razão fisiológica, a caxumba desce para os testículos e pode diminuir a quantidade de espermatozoides produzidos.

Estima-se que cerca de metade dos meninos que tenham tido caxumba com inchaço testicular tornem-se irreversivelmente estéreis. Por causa disto, recomenda-se que todos os homens que tenham tido manifestações da caxumba nos testículos (caxumba recolhida) façam os testes de fertilidade quando quiserem um filho (a).

A infertilidade devido a caxumba pode afetar qualquer homem, mesmo que ele tenha seguido todas as recomendações de tratamento para a doença e tenha feito muito repouso, e por isso é muito importante a vacina tríplice-viral como forma de prevenção da doença e suas complicações.

Caxumba causa infertilidade feminina?

A caxumba não causa infertilidade feminina pois a doença não compromete a função ovulatória, somente a produção de espermatzóides nos homens.

Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)

Fonte: Tua Saúde