A Documentoscopia é uma disciplina, integrante da criminalística, que tem por objetivo a verificação da autenticidade dos documentos ou a determinação de sua autoria. O setor de Documentoscopia é responsável pela realização dos exames periciais abaixo relacionados:

Exame grafoscópico: Este exame tem por finalidade a determinação da autoria de manuscrito(s)/assinatura(s) apostos em um documento. Para os exames grafoscópicos utiliza-se o método comparativo entre a(s) grafia(s) questionada(s) e a(s) grafia(s) padrão(ões) de confronto.

Exame documentoscópico: Este exame tem por objetivo a verificação da autenticidade dos documentos. O(s) documento(s) questionado(s) são confrontados com o(s) documento(s) padrão(ões) de confronto, à vista desarmada e através de instrumental ótico disponível. Dentre os principais documentos examinados, destacamos: papel moeda, selos, carteira nacional de habilitação, carteira de identidade, certificado de registro de veículo, certificado de registro e licenciamento de veículo, cheques etc.

Equipamentos utilizados: Os exames documentoscópicos/grafoscópicos são exames periciais dos mais solicitados ao Instituto de Criminalística do IGP e de grande relevância para a persecução penal. Para garantir a qualidade dos exames são utilizados: lupas manuais, equipamentos com recursos de luzes especiais, entre eles, LEICA S6D e Video Spectral Comparator - VSC 5000 da Foster Freeman.

Fonte: INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA > Documentoscopia