Antes de conhecermos o UC-II - Colágeno tipo II, precisamos saber o que é a condroitina e a glucosamina e para que são utilizadas. A Glucosamina e a Condroitina são substâncias naturais utilizadas mundialmente para combater doenças como a osteoartrose, condromalácia e osteoartrite devido a seus efeitos biológicos sobre a cartilagem articular, promovendo aumento da síntese da matriz cartilaginosa, aumento da produção de ácido hialurônico pelos sinoviócitos e inibindo enzimas responsáveis pela degradação da cartilagem. A associação formada pelos princípios ativos sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina possuem os nomes comerciais de Artico®, Artrolive®, Condroflex®. Sua forma de apresentação é em cápsula de 500mg+400mg e em saches de pó oral de 1,5g+1,2g. A glucosamina, conhecida também como glicosamina, é uma molécula naturalmente presente no organismo humano como glicosamina 6-fosfato e é o fator mais importante para a biossíntese de uma classe de compostos como glicolipídeos, glicoproteínas, glicosaminoglicanos (denominados mucopolisacarídeos), hialuronatos e proteoglicanos. Estas substâncias tem um papel na formação das superfícies articulares, tendões, ligamentos, tecido sinovial, pele, ossos, unhas, válvulas cardíacas e secreção da mucosa do aparelho digestivo, aparelho respiratório e trato urinário.

O sulfato de condroitina é um dos principais componentes da cartilagem, caracterizado por sua capacidade para fixar água, função que permite assegurar as propriedades funcionais e mecanismos elásticos da cartilagem. Nos processos artrósicos degenerativos devido a ação das enzimas líticas observa-se uma perda do poder de reter água, uma degeneração progressiva da cartilagem e uma deterioração do funcionamento articular. A condroitina pode bloquear a ação de enzimas líticas e melhorar o reparo da cartilagem estimulando a síntese de proteoglicanas e elevando os níveis de ácido hialurônico. A condroitina pode exercer um leve e direto efeito anti-inflamatório independente do mecanismo das drogas anti-inflamatórias não-esterioidais (AINEs), tais como ibuprofeno e indometacina. Outros estudos sugerem que uma quantidade suficiente de condroitina for utilizada pela célula para produção de proteoglicanas, a síntese da matriz poderia ocorrer e a cartilagem assim, seria regenerada.

Ou seja, são excelentes para fortalecer as cartilagens e evitar a degradação excessiva das mesmas. Doenças como a osteoartrite e osteoartrose são crônicas às articulações e levam a uma incapacidade funcional progressiva. Elas não são necessariamente derivadas da velhice, porém uma vez instaladas, tendem a progredir com a idade. A osteoartrite acontece devido a uma perda da capacidade funcional das articulações e avança com sintomas como dor constante e mal-estar. Algumas pessoas tendem a fazer tratamento com aspirinas e anti-inflamatórios, o que gera um resultado apenas temporário, pois a dor é simplesmente maquiada e não resolve o problema.

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO - A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colágeno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência, tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II ® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II ® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos.

DESCRIÇÃO - O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrado em diversos tecidos de animais. UC-II ® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartilagem de frango. É fabricado através de um processo de produção patenteado, não-enzimático, às baixas temperaturas, o que garante a obtenção de um colágeno puro, sem alteração molecular, com atividade biológica inalterada.

UC-II ® é o único produto deste tipo disponível em doses convenientes de 40mg, uma vez ao dia. Publicado em pesquisa clínica que mostra que o UC-II ® é mais do que duas vezes eficaz do que glucosamina + condroitina na promoção conjunta de conforto, mobilidade e flexibilidade das articulações.

MECANISMO DE AÇÃO - Uma das principais doenças relacionadas à cartilagem é a osteoartrite, que afeta as articulações do corpo humano (principalmente coluna, joelho, dedos e quadril), provocando inflamação. Na maioria das vezes acomete pessoas com mais de cinquenta anos e do sexo feminino, mas também atinge homens e pessoas de outras faixas etárias. Um dos diversos fatores que podem contribuir para o aparecimento da osteoartrite é a obesidade, mas traumas ou uso repetitivo das articulações durante o trabalho e a prática de esportes podem ocasionar o aparecimento da doença. A principal proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso é o colágeno tipo II. No caso da osteoartrite, por se tratar de uma doença auto imune, o próprio organismo acaba por não reconhecer o colágeno tipo II, levando a produção de enzimas colagenase provocando a quebra da cartilagem, que tem por consequência a inflamação e dor.

UC-II ® é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico. Desta forma previne o "ataque" auto imune às nossas cartilagens. Por consequência há um bloqueio da inflamação, sem a qual o paciente não apresenta mais o quadro de dor. Quando o organismo não ataca mais exacerbadamente as cartilagens, é restabelecida a homeostase entre quebra e síntese do colágeno tipo II. Devolvendo a mobilidade e o conforto ao paciente, promovendo melhora da qualidade de vida.

INDICAÇÕES - UC-II ® é indicado para humanos e animais (geralmente gatos, cães e cavalos) nos casos abaixo, acompanhados de dor e inflamação articular: Artrose e Osteoartrose; Artrite e Osteoartrite; Artrite reumatoide; Poliartrite reumatoide juvenil; Lesão articular; Lesão da cartilagem.

APLICAÇÕES - Ajuda o organismo a reconstruir a cartilagem articular; Ajuda a manter a saúde das articulações; Promove maior conforto das articulações inflamadas; Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações; Podemos afirmar que o UC-II ® melhora a qualidade de vida do paciente para atividades diárias.

COLÁGENO NÃO DESNATURADO A maioria das proteínas pode ser desnaturada pelo calor, que afeta as interações fracas em uma proteína (principalmente as ligações de hidrogênio) de forma complexa. Se a temperatura se eleva lentamente, uma conformação proteica geralmente permanece intacta até que haja uma perda abrupta de estrutura em uma faixa estreita de temperaturas. Essa alteração repentina sugere que o desenovelamento é um processo cooperativo: a perda de estrutura em uma parte da proteína desestabiliza outras partes.

Entretanto, as proteínas podem ser desnaturadas não apenas pelo calor, mas por extremos de pH, por certos solventes orgânicos miscíveis com a água, como o álcool ou a acetona, por certos solutos como ureia e cloridrato de guanidínio ou por detergentes. Cada um desses agentes desnaturantes representa um tratamento relativamente brando no sentido de que nenhuma ligação covalente na cadeia polipeptídica é rompida. Os solventes orgânicos, a ureia e os detergentes atuam principalmente promovendo o rompimento das interações hidrofóbicas que estabilizam as proteínas globulares. Os extremos de pH alteram a carga líquida da proteína, provocando repulsão eletrostática e rompimento de algumas ligações de hidrogênio. Os estados desnaturados obtidos por esses diversos tratamentos não são necessariamente equivalentes. Algumas proteínas desnaturadas podem se reorganizar espontaneamente para formar uma proteína biologicamente ativa.

Para evitar a perda da atividade biológica e assegurar a eficácia, UC-II ® é produzido usando um processo patenteado de fabricação não-enzimática. Este processo foi validado por um ensaio ELISA muito específico e altamente sensível, que testa a presença de epítopos no colágeno tipo II, tripla hélice, não desnaturado. Outras formas de colágeno tipo II vendidos como suplementos alimentares são desnaturados ou hidrolisados. A sua configuração molecular foi alterada, quer através da química ou de alta temperatura de processamento. Não existem estudos na literatura científica mostrando que o colágeno tipo II desnaturado (mesmo que extraído de frango) fornece benefício significante para saúde das articulações. Há, no entanto, um estudo que relata que "colágeno tipo II desnaturado não tem nenhum efeito significativo sobre a incidência e gravidade da doença (artrite)".

ESTUDOS DE SEGURANÇA - Pesquisas toxicológicas com UC-II ® sugerem um potencial baixíssimo de toxicidade. UC-II ® mostrou baixa toxicidade oral e tópica em ratos onde: Oral - DL50 >5.000mg/kg e Tópica - DL50 >2.000mg/kg

Fonte: Pharmagistral