A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa com bulimia usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

Causas:

A bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. O distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas. A pessoa com bulimia geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento da bulimia.

90% dos casos de bulimia acontece em mulheres:

A causa exata da bulimia é desconhecida. Fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento. A bulimia provavelmente ocorre devido a mais de um fator.

Exames:

Um exame dentário pode mostrar cáries ou infecções na gengiva (como gengivite). O esmalte dos dentes pode estar desgastado ou furado devido à exposição excessiva ao ácido contido no vômito.

Exame físico:

  • Vasos sanguíneos rompidos nos olhos (do esforço para vomitar);
  • Boca seca;
  • Aparência em forma de bolsa nos cantos da boca devido às glândulas salivares inchadas;
  • Erupções e espinhas;
  • Pequenos cortes e calos na parte superior das articulações dos dedos das mãos devido ao vômito autoinduzido.

O teste Chem-20 pode mostrar um desequilíbrio eletrolítico (como hipocalemia) ou desidratação.

Sintomas de Bulimia:

Na bulimia, excessos na alimentação podem ocorrer até várias vezes por dia durante vários meses. Em geral, pessoas com bulimia comem grandes quantidades de alimentos altamente calóricos, normalmente em segredo. Elas podem sentir falta de controle sobre sua alimentação durante esses episódios.

Esses excessos levam a uma sensação de desgosto por si mesmo, o que causa a purgação para evitar ganho de peso. A purgação pode incluir: Vômito autoinduzido, Exercício em excesso, Uso de laxantes, enemas ou diuréticos.

A purgação da bulimia frequentemente traz uma sensação de alívio. Pessoas com bulimia geralmente têm peso normal, mas se veem com excesso de peso. Como o peso da pessoa geralmente está normal, outras pessoas podem não notar esse distúrbio alimentar. Os sintomas de bulimia podem incluir: Fazer exercícios de forma compulsiva; Descartar embalagens de laxantes, comprimidos para perda de peso, eméticos (medicamentos que provocam vômito) ou diuréticos; Ir regularmente ao banheiro logo após as refeições; Comer rapidamente grandes quantidades de alimentos que desaparecem imediatamente.

Buscando ajuda médica: Marque uma consulta com o médico se você (ou seu filho) apresentar sintomas de bulimia.

Fonte: Bulimia