Mesmo que um aneurisma de aorta abdominal possa ser fatal se for rompido, a boa notícia é que um tratamento efetivo pode impedir que isso ocorra. Entendendo os fatores de risco, sintomas e opções de tratamento, você pode estar preparado para tomar ações rapidamente se necessário.

Definição: A aorta é o maior vaso do corpo. Ela sai do seu coração, passa pelo seu peito e vai até o seu abdômen, onde se divide para fornecer sangue para suas pernas. Um Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) é uma protuberância ou dilatação preenchida de sangue na parte da sua aorta que corre através do seu abdômen. Com o tempo, essa protuberância na sua aorta pode tornar-se fraca, e a força da pressão arterial normal pode fazer com que ela se rompa. Isso pode levar a dor grave e sangramento interno maciço ou hemorragia.

Causas: Não se sabe o que exatamente causa um aneurisma de aorta abdominal em algumas pessoas. A dilatação pode ser causada por uma fragilidade na parede da aorta, onde ela se incha. Alguns médicos acreditam que essa dilatação pode ser devida a artérias obstruídas (aterosclerose), mas ela também pode estar relacionada à hereditariedade, lesões ou outras doenças.

Sintomas: Muitas pessoas com aneurisma de aorta abdominal não têm nenhum sintoma. Frequentemente, os aneurismas crescem lentamente e não são notados. Muitos nunca chegam ao ponto de romperem; outros aumentam rapidamente. Quando um aneurisma de aorta abdominal se expande, você ou o seu médico podem perceber uma palpitação no meio ou na parte inferior do seu estômago, dor na parte baixa das costas, ou flacidez no seu peito. A maioria dos aneurismas abdominais é identificada durante exames médicos de rotina.

Fatores de Risco: Mesmo que as causas exatas do aneurisma de aorta abdominal não sejam claras, existem alguns fatores de risco associados a ele: Pessoas acima de 50 anos de idade; Fumantes ou com histórico de fumantes; Artérias obstruídas (aterosclerose); Pressão arterial alta (hipertensão); Histórico familiar (fatores genéticos) e Colesterol alto (hipercolesterolemia).

Diagnóstico: Se o seu médico vê os sinais de um aneurisma de aorta abdominal, ele poderá programar testes especiais para confirmar o diagnóstico. Geralmente, os testes envolverão a tomada de imagens do seu abdômen usando imagem por ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC) e imagens de ultrassom. As imagens produzidas por esses métodos ajudam o seu médico a "ver" dentro de sua aorta e de outros vasos sanguíneos e órgãos do seu corpo para verificar se um aneurisma de aorta está presente.

Fonte: Aneurisma de aorta