A sarna é uma doença de pele contagiosa causada por uma espécie de ácaro muito pequeno.

A sarna é encontrada em todo o mundo em pessoas de todos os grupos e idades. Ela é transmitida por contato direto com as pessoas infectadas e, com menos frequência, pelo compartilhamento de roupas ou artigos de cama. Às vezes, famílias inteiras são afetadas.

Os surtos de sarna são mais comuns em asilos, serviços de enfermagem e creches.

Os ácaros que causam a sarna cavam a pele e depositam seus ovos dentro dela, formando um túnel que parece uma marca de lápis. Os ovos se desenvolvem em 21 dias. Essa erupção que coça é uma resposta alérgica ao ácaro.

A sarna é passada por meio do contato com a pele de outra pessoa infectada.

Animais de estimação e outros animais não podem transmitir sarna humana. Também é pouco provável que a sarna seja transmitida por:

  • Piscina;
  • Contato com toalhas, roupas de cama e roupas de alguém que tenha sarna, a menos que a pessoa tenha o que se chama de "sarna com crosta"

Um exame na pele mostra sinais de sarna. Os testes incluem um exame microscópico de raspados de pele retirados de um túnel para Sintomas

  • Coceira, principalmente à noite;
  • Erupções, principalmente entre os dedos;
  • Feridas (lesões) na pele por coçar e cutucar;
  • Linhas finas como marcas de lápis na pele;

Em crianças menores, a cabeça, o pescoço, os ombros, as palmas e as solas são afetados. Em crianças mais velhas e adultos, as mãos, os pulsos, os órgãos genitais e o abdômen são afetados.detectar a presença de ácaros. Uma biópsia da pele também pode ser feita.

Fonte: Minha Vida