A gota é um tipo de artrite que ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e causa inflamação nas articulações.

A gota aguda é uma doença dolorosa que normalmente afeta uma articulação.

A gota crônica consiste em episódios repetidos de dor e inflamação que podem envolver mais de uma articulação.

Causas

A gota é causada pela presença de níveis mais altos do que o normal de ácido úrico no corpo. Pode ocorrer se: Seu corpo produzir ácido úrico em excesso; Seu corpo tiver dificuldade de eliminar o ácido úrico. Quando o ácido úrico se acumula em excesso no líquido ao redor das articulações (líquido sinovial), são formados cristais de ácido úrico. Esses cristais causam inchaço e inflamação da articulação.

A causa exata da gota é desconhecida. A gota pode ser genética. É mais comum em homens, mulheres após a menopausa e em pessoas que bebem álcool em excesso. As pessoas que tomam determinados medicamentos como a hidroclorotiazida e outros diuréticos podem ter níveis mais altos de ácido úrico no sangue. Pode se desenvolver em pessoas com: Diabetes; Doença renal; Obesidade; Anemia falciforme e outras anemias; Leucemia e outros tipos de câncer no sangue; A gota pode ocorrer depois de tomar medicamentos que interfiram com a eliminação de ácido úrico pelo organismo.

Exames

Possíveis testes para o diagnóstico da gota incluem: Análise de líquido sinovial (revela cristais de ácido úrico); Ácido úrico - sangue; Raios X da articulação (pode ser normal); Biópsia sinovial; Ácido úrico - urina

Nem todas as pessoas com altos níveis de ácido úrico no sangue têm gota.

Fonte:Minha Vida