O beta HCG é um exame simples de sangue que possui o intuito de verificar a presença da gonadotrofina coriônica humana na mulher. É o segundo teste mais utilizado quando se tem a necessidade de diagnosticar uma gravidez. Este hormônio pode ser encontrado durante todo o ciclo menstrual em algumas mulheres, entretanto, quando seus níveis estão elevados uma fecundação pode ter ocorrido.

É um procedimento bastante efetivo, porém não é capaz de medir o tempo da gestação. O médico pode indicar a realização do mesmo mais de uma vez, já que os níveis de HCG tendem a aumentar com o passar da gravidez. A coleta de material pode ser feita em qualquer laboratório de análises. O procedimento é rápido e não costuma provocar efeitos colaterais. Para o dia do exame não é preciso fazer qualquer tipo de preparativo, nem mesmo jejum.

O beta HCG é um exame de sangue bastante específico capaz de reconhecer a presença da gonadotrofina coriônica humana já após o sexto dia de concepção. A concentração deste hormônio não é tão alta na urina, fazendo com que se deva esperar cerca de 2 semanas para se ter um resultado favorável quando há a escolha deste método.

O beta HCG é muito indicado para mulheres que necessitam confirmar uma gravidez. Todas precisam de um devido acompanhamento médico durante o período da gestação, para que não ocorram problemas e para que a saúde da mãe e do bebê permaneçam intactas. Portanto, sempre que houver a suspeita de uma fecundação procure fazer o exame o quanto antes, para que todos os passos básicos sejam tomados daí em diante.

Fonte: Saúde e medicina