O exame considerado um dos mais importantes para prevenção da saúde da mulher e que não pode faltar quando se fala em rastreamento do câncer de colo de útero é o Papanicolau.

Descrito pela primeira vez em 1924, pelo médico George Papanicolau, é um exame simples, rápido e barato, geralmente feito durante o exame ginecológico. O exame permite, através da análise microscópica de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas.

O câncer de colo do útero merece uma atenção especial, pois, apesar de levar até 10 anos para se desenvolver, é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre mulheres no mundo. O tumor em fase inicial é assintomático, por isso é fundamental que a mulher tenha a disciplina de marcar anualmente sua consulta com um ginecologista para realizar os exames preventivos.

"O objetivo do exame é encontrar alterações pré-cancerosas ou o câncer propriamente dito antes mesmo de causar sintomas, pois o tamanho do tumor e sua capacidade de se espalhar são os fatores mais importantes para o prognóstico da doença".

Fonte: Hospital A.C.CAmargo