Como se formam as pedras nos rins?

Dor lombar intensa irradiando para o abdômen e região genital. Quem já passou por um episódio de cólica renal sabe o quanto uma pequena "pedrinha" pode incomodar. Mas o que são essas famosas pedras e como evitá-las?

O que são

Primeiramente é preciso entender o funcionamento do sistema urinário. Formado por um conjunto de órgãos, é ao longo do trato urinário que ocorre a filtragem do líquido presente em nosso organismo. As substâncias e nutrientes são absorvidos pelo corpo, enquanto as impurezas são eliminadas pela urina. "A pedra no rim, ou cálculo renal, é o surgimento de uma solidificação ao longo da via urinária durante o processo de formação da urina".

Isso ocorre porque a urina tem cristais, principalmente ácido úrico e cálcio, que podem se agregar ao longo do percurso dos rins até a uretra, onde acontece a eliminação da urina. Quando esses cristais se agregam, constituem um núcleo, que envolvido por outras substâncias formam o cálculo. Esses cálculos, que têm formato semelhante ao de uma pedra, podem ficar localizados na região em que se formaram ou podem se movimentar, de acordo com o tamanho e sua característica.

Não se sabe completamente a causa da formação dessas pedras, mas existe diferença do tipo e localização no trato urinário de acordo com as variações ambientais, a região geográfica, temperatura, alimentação, fatores socioeconômicos e hereditariedade.

Fonte: Hospital Albert Einstein